Home Biografia Discografia Vídeos Turnês Downloads Twitter Contato Art Design Encomendas Image Map

domingo, 4 de setembro de 2011

EUA: rappers viram professores e Lady GaGa é objeto de estudo




Não como professora, mas como alvo de estudo, Lady GaGa ganha espaço nas salas de aula e serve de exemplo de sucesso repentino e tendência entre os jovens, cita o professor Mathieu Deflen, da Universidade da Carolina do Sul.
No curso intitulado "Lady GaGa e a sociologia da fama", Deflen analisa o que está por trás da artista e como se transformou em um fenômeno de massas, a partir de um ponto de vista sociológico, isso sim, enfatiza no temário. "Isto não é um curso de música e estudos culturais. A arte de Lady GaGa será de utilidade, este curso está centrado nos contextos sociais da ascensão de Lady GaGa à fama a partir de uma perspectiva acadêmica que se baseia nas tradições teóricas da sociologia".
"Não é um curso sobre Lady GaGa, mas sobre sociologia e cultura da fama, como mostra a carreira de Lady GaGa", acrescenta o professor na apresentação de sua disciplina na qual deixa claro que não haverá vídeos musicais, nem se ouvirá música da artista nas salas de aula.
Outras instituições, como a Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), somaram a sua oferta acadêmica disciplinas como "História da música eletrônica", uma opção que abrange desde os inícios nos anos 60 com a música "dance" até se transformar em um novo gênero e suas vertentes.

Já o Centro de Artes Oberlin da Universidade de Ohio oferece um semestre para aprender a ser DJ profissional, no qual os professores ensinam como utilizar as bases musicais para mixar e técnicas que exigem habilidade, como o "scratching" (girar discos de vinil com as mãos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário